- Área: 985 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Aryeh Kornfeld
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na ladeira oriente da colina Panteón, dentro do distrito que abriga o Monumento Nacional formado por antigos cemitérios de Valparaíso, está localizada a reabilitação da casa do antigo cônsul dinamarquês, construída no princípio do século XX.
Em funcionamento desde junho de 2014, o projeto Dinamarca 399 foi inicialmente concebido como um complemento à atividade programática do Parque Cultural de Valparaíso, que funciona desde o final de 2011 na colina vizinha. Os festivais culturais e artísticos com um claro selo cívico-cultural que ali se desenvolvem, junto com outras iniciativas de autogestão da colina Panteón, marcam a vocação aberta à cultura e o encontro do espaço Dinamarca 399.
O projeto surge como um centro de colaboração profissional através do aluguel de ateliês, escritórios e salas de reunião, além de um restaurante. A ideia é proporcionar um espaço que ajude a gerir e tornar concretas as diferentes visões das indústrias criativas. O pensamos como um claustro aberto de produção independente surgido de uma comprometida recuperação de um edifício de espírito patrimonial e como um pólo de desenvolvimento de alternativas profissionais surgidas na própria região.
A reabilitação do Dinamarca 399 é posposta com base num diálogo entre tradição e tecnologia, através do respeito aos volumes de sua fachada histórica. A isto se une a intervenção contemporânea através das lâminas metálicas de aço que geram espaços flexíveis e iluminados no interior da estrutura existente.
Atualmente, o projeto abriga 14 escritórios dedicados à arquitetura, informática, projeto, engenharia, produção audiovisual, restauração e outras áreas. Também inclui oficinas de carpintaria, tipografia e um auditório para 80 pessoas que abriga sanitários, conferências e outras iniciativas culturais abertas ao público.